sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Pesquisa - Um pouco da história da robótica

  Desde de vários séculos atrás os seres humanos se interessam pelo que hoje conhecemos como robótica, que é o desenvolvimento, tecnologia e educação de de dispositivos eletromecânicos de maneira autônoma ou pré-programada, mais conhecidos como robôs.
  Um marco de criações dos robôs foi o "robô" de Leonardo da Vinci. Ele fez peças em formato de leão e de armadura de cavaleiro medieval que se movia por cordas e engrenagens em um sistema complexo, dando uma maior autonomia de movimentação. Embora não tivesse a bateria elétrica e fosse por cordas, muitos consideram já parte do início dos robôs.
   Já o termo "robótica" foi popularizado pela primeira vez pelo Isaac Asimov (o termo havia sido citado em uma peça de teatro de Carel Kapek), considerado também o pai da robótica. Ele escreveu contos sobre a chegada de robôs humanoides, e deu 3 leis a eles:
1- Um robô não pode fazer mal a um humano.
2- Deve obedecer sempre as ordens de humanos, a não ser que contrariem a primeira lei.
3- Deve proteger a própria existência, mas tem que haver cuidado com as duas primeiras leis.
   Os robôs industriais começaram então no século XX, para fazer máquinas e depois produtos. Hoje estão sendo inventados vários robôs para facilitar a vida do ser humano que podem ajudar até em limpeza. Cada vez mais pais estão colocando seus filhos no ensino de robótica e número de escolas que ensinam robótica e programação crescem. A robótica está se tornando cada vez maior no mundo de hoje. Há um especial interesse em robôs humanos e a inteligência artificial vem sendo amplamente discutida já que há a impressão de que ela possa ser muito legal ou causar desastres no futuro

Por que esse tema?
   A escolha desse tema foi para não só fazer um robô mas ver como a robótica se apresenta no mundo, e o porquê dela ser importante e assim ver um pouco mais do significado do trabalho do robô gladiador. Embora a escrita esteja resumida, vários sites foram lidos a respeito e foi apreendidos bastante coisa.

CONCLUSÃO
   A robótica é um ramo que está crescendo rapidamente, e o robô nos deu uma maior noção de como construir robôs, relacionando eletricidade e mecânica em um dispositivo que obedece a comandos humanos. O trabalho foi muito significante e legal de se fazer já que robôs criam interesse até mesmo de quem não é de exatas e agora descobrimos que populações mais antigas também já tinham. E foi importante para nós ter contato inicial de construir um dispositivo robótico, já que robôs estão cada vez mais presentes.

Referências:

https://www.tecmundo.com.br/robotica/21551-isaac-asimov-o-pai-dos-robos.htm

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificia

https://super.abril.com.br/historia/7-invencoes-de-da-vinci-muito-avancadas-para-a-epoca/

https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rob%25C3%25B3tica&hl=pt-BR

https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/noticias/educacao/escolas-de-robotica-crescem-no-pais-e-disputam-com-idiomas-e-esportes,fbbcc1495c1cfd1b641c5ce8adb60078r3mk1a7d.html

https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rob%25C3%25B4&hl=pt-BR





Nenhum comentário:

Postar um comentário